Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Luciano Wengrzinski - Cerveja e Rock'N'Roll uma mistura exata!


Cara como não discorrer um assunto sobre esse cara. Não consegui não produzir essa matéria saca? Luciano Wengrzinski, um grande cara, produtor das cervejas especiais Wensky Beer. Primeiro seu talento nato pra produzir cervejas, segundo ele, sua mãe, na infância dividia as panelas de comida no fogão junto das panelas de cerveja caseira.


- Cerveja já se tomava no café da manhã, era habitual, coisa de “polaco” diz ele quando me confidencia sua história de vida. “O Diabo inventou o álcool para acabar com os homens na terra e Deus inventou o polaco pra acabar com o álcool” afirma Luciano entre risos e brincadeiras. O que um cara como Luciano tem de “incomum” afinal?


Sua personalidade empresarial, seu conhecimento em cerveja, seu gosto incrivelmente aguçado e a paciência de um grande mestre-cervejeiro em construir seu produto como uma ópera, com todos os cuidados ele moe o malte alemão, da melhor qualidade dentro da sala de moagem, onde temos contato primário com as sementes que vão germinar a melhor “cerveja weisse” do Brasil. Bom pra esclarecer, uma cerveja weisse é uma cerveja de “trigo” a mãe de todas, as primárias cervejas que se iniciaram a mais de 10 mil anos atrás por conta da fermentação do trigo armazenado para alimentação onde uma chuvinha que penetrou a cobertura de uma possível “casa de sementes” originou a bebida mais apreciada do planeta.


Logo depois disso vamos pros tanques enormes da Fábrica da Wensky que se localiza em Contenda - PR, pertinho de Araucária (18 Kms) e após cheirarmos muitos pacotes de lúpulos alemães da melhor qualidade, começamos a alquimia sob o controle técnico do Luciano que seguia nosso olfato de apreciadores de weisses.

Luciano é um cara super especial com conhecimento técnico aguçado, uma bela cervejaria equipada e muita vontade de produzir produtos únicos, por isso foi escolhido por nós da banda Eletro Silvino para produzir uma cerva dos 18 anos de banda, a Creedence Brasil WeissBier 18 anos. Luciano já produz cervejas artesanais para a banda Motorocker, está sendo sondado pelo pessoal da banda Matanza e para o Eletro Silvino já produziu o que eles mesmos indicaram, a melhor weissbier do mundo!


Sem contar que ainda tem mais 6 produtos do seu catálogo que já vendem barbaridade como diria meu amigo Gaúcho da Fronteira. Red Weizen, Drewna Piwa, Baltic Porter, Vienna Lager, Munich Dunkel e Pilsen, o melhor pilsen da cidade de Curitiba sem dúvida, tomei ela não filtrada direto da fonte e quase caí costas, pois larguei das pilsen faz mais de dois anos após apreciar as weisses, mas tomei essa e realmente deliciosa. A Drewna Piwa envelhecida no barril de carvalho francês, é uma Old Ale pra ser premiada em qualquer concurso internacional por sua qualidade e gosto delicioso, primoroso trabalho que lhe deu 9,5% de grau alcoólico. Conselho de amigo, se beber não dirija! Chame o serviço de "motorista da vez", "me leva pra casa" e etc, mas não deixe de apreciar, pois você vai se deparar com uma das melhores Old Ales do mundo, feita aqui do ladinho no Paraná, isso mesmo, nosso estado, nossa terra, nossa gente! Quando falo isso é sem bairrismo, é apenas amor a pátria.

Essa parceria com bandas também já levou Luciano a contratar grandes bandas a tocarem na chopperia do seu irmão Pedro. Uma família toda envolvida com cerveja e música e agora a direção tomada por Luciano no campo de explorar sabores e modalidades de cerveja em parceria com as bandas. Nosso contato com o Luciano aconteceu quando fomos tocar La na casa de shows que hoje é de seu irmão Pedro e na época em que nos conhecemos (2010) e a empatia foi imediata, nos serviu como Reis, curtiu demais nosso show na casa, nosso contato com o público do seu estabelecimento e logo nasceu nossos papos sobre cerveja e harmonizações gastronômicas, ali ele começou a nos apresentar as melhores matérias primas e nos pôs em contato com seu mundo o que já era um desejo nosso, ter uma cerveja própria da banda e que fosse algo que apreciássemos de verdade e não só um produto pra estampar nossas carinhas ali pra divulgar.


O Assunto é sério e a parceria também, com isso realizado tanto Luciano quanto a banda Eletro Silvino tem colhidos frutos maduros e doces da sua parceria. A Cerveja Wensky está entrando em toda a rede de contatos da banda que com 18 anos já realizou mais de 3500 shows em 18 anos de história.


Uma aposta que vale a pena arriscar, cerveja e Rock’N’Roll uma excelente combinação que nos deu uma única certeza, conseguimos uma proeza única, agora é deixar a cerveja ser saboreada e acontecer por si só, e claro harmonizada com uma sonzeira que acompanha seu kit com copo e garrafa!

Só lhe digo uma coisa, PROSIT!

Texto por Rogério Franzini

2 comentários:

  1. Nobres amigos da famíla Creedence Brasil e agora tb da família Wensky Beer, agradeço pela matéria e fiquei muito emocionado por contar um pouco da história de nossa família com relação ao envolvimento com a cerveja, agradeço por ter escolhido a Wensky Beer para ser a parceira no desenvolvimento da cerveja de vcs e espero sempre poder contribuir com minha dedicação com meu empenho e meu conhecimento e que de tudo isso a amizade seja o principal e algo que dure pois antes de existir a cerveja já existia a amizade e a cerveja foi o produto criado para complementar e toranar a amizade algo mais prazeroso e feliz, um grande abraço meus nobres!!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Luciano, tão pouco tempo de amizade e parecem anos, você sabe que a identificação foi imediata e que a cerveja com certeza foi resultado de uma grande amizade, pois você ama fazer cerveja, a gente ama tocar, nossos amores pelas coisas que mais admiramos e nos faz feliz nos juntou e hoje estamos lado a lado Creedence Brasil e Wensky Beer, esperamos que essa seja só a faísca do começo de tudo isso, pois a amizade com certeza perpeturará ano a ano, mês a mês, dia a dia e por assim será!

    Valeu irmão por nos dar essa oportunidade dentro da wensky e por carimbar nossa banda com sua empresa, com certeza carregaremos ela sempre conosco em goles inebriantes da Creedence Brasil WeissBier 18 anos.

    ResponderExcluir