Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O BAIXO SÃO FRANCISCO (Parte II) - "Serendipidade"

O BAIXO SÃO FRANCISCO (II)  "Serendipidade"

Paulo Dalla Stella

Dando continuidade à série de depoimentos daqueles que hoje estão por trás e à frente do movimento que rola no Baixo São Francisco, seguimos nesta deliciosa tarefa de descrever, ainda que brevemente, os espaços que hoje fazem parte desta nova e, espero que não tão breve assim, tendência de entretenimento alternativo em Curitiba.  

JR Ferreira / Thiago Castilho Ramos Ferreira – (92 Graus Rock Café, Rua Trajano Reis 335)

Figura lendária da cena cultural “underground” e alternativa curitibana, JR Ferreira, nosso famoso JR, juntamente com seu sócio Thiago Ferreira, acreditam que a ascensão desta área de Curitiba é reflexo natural do crescimento da cidade como um todo e que aconteceria mais cedo ou mais tarde. Sem complicadas teorias e sem muita “filosofia” JR, que já atua há mais de 20 anos neste ramo, com aquele sorrisão típico de quem está feliz com o crescente movimento de seus dois estabelecimentos (Também é proprietário do 92 Graus Culture Underpub, na Ave. Manoel Ribas 108) resume sua opinião sobre o que acontece hoje no BAIXO SÃO FRANCISCO com a seguinte frase: “Tava na hora!”
O Thiago, que acha que ainda não existem parcerias produtivas formadas entre as várias casas, embora haja uma bela política da boa vizinhança, cita o novo comportamento do público de seu bar e da região, como algo bastante estimulante: “As pessoas hoje saem de casa sem planejamento específico de para onde irão. Simplesmente vem até o Baixo São Francisco, circulam por entre os bares e cafés e decidem na hora onde gostariam de passar a noite”.
O 92 graus Rock Café é um charmoso bar e petiscaria e como o nome diz e como não poderia deixar de ser, a se julgar pelo perfil de seus donos, possui temática rock and roll. Eventos com DJs e eventualmente bandas, “fazem os ouvidos” da galera. Sua decoração, de muito bom gosto, te deixará muita à vontade nos vários ambientes da casa (Vale muito a pena checar a parte externa que fica nos fundos do estabelecimento. Quando lá vou, é onde quero ficar!). Se um dia pensassem em mudar o nome da casa, sugeriria SERENDIPITY (Serendipidade), pois sem dúvida representa uma surpresa bastante agradável. “Olhando-se de fora, não se pode ter ideia do que acontece lá dentro” declara Ana Valéria, fotógrafa e cliente do Baixo São Francisco.
Thiago acrescenta sobre a região do “Baixo”: ”Muitas vezes, clientes desta área circulam por vários destes bares e casas de show e ao retornarem para seus lares, vão com o sentimento de que valeu a pena e de que a escolha do baixo São Francisco, certamente lhes proporcionou grandes momentos de entretenimento”.  É...  Não tem como errar. O Baixo é muito Alto Astral!

Vicente Braga Schwarz – (ROCK N´BURGER, Rua Trajano Reis, 310)

Ufa! E por falar em SERENDIPITY, algo inusitado e extremamente agradável acontece em meio à pesquisa sobre as casas que hoje fazem parte do BAIXO SÃO FRANCISCO. Enquanto visitávamos os espaços nesta “Tão... sa-cri-fi-ca-da... incumbência de entrevistar esta galera” (Tadinho de nós, né?) um novo bar estava sendo inaugurado! Sim! E o depoimento do dono nos foi dado no dia de sua inauguração!  Foi ou não foi uma grande surpresa? E pra completar, o Vicente, proprietário do novíssimo (Bota novo nisso!) ROCK N´BURGER, que é uma figura também muito simpática, nos provou que a cena que hoje acontece no Baixo São Francisco, já começa a dar “cria”!  Vicente trabalhou em pelo menos outros três bares desta região, aprendeu tudo que podia e colocou em prática seu sonho: Abrir seu próprio estabelecimento na área do “Baixo”. E que sonho! O Rock n´ Burger é na verdade mais que uma surpresa, é uma viajem aos anos românticos e “rock n´rollisticos” anos 50! Muita foto de banda na temática rockabilly na parede, muito charme e atitude e não fica só no Rock do nome não! O Burger é uma delícia! Hambúrgueres e petiscos de todos os tipos enfeitam seu descolado cardápio.
Vicente recomenda esta região para aqueles que sonham em abrir seu próprio negócio neste ramo: “A região está crescendo, está sendo descoberta, o aluguel é ainda mais barato do que nas badaladas áreas do Alto da XV e Batel e o público alternativo agrega muito ao clima geral de descontração”.
 Em sua inauguração uma placa bem humilde anunciava: “CHOPP A R$1” assim, com letra maiúscula! Não precisa falar que a fila estava na esquina, né!  Um grande começo para um grande empresário em uma grande e nova e estimulante área da cidade. Ufa!! E lembrem-se surpresas agradáveis não acontecem por acaso...  e como disse um dia Louis Pasteur “O Acaso só favorece a mente preparada”.

(Em breve...  continuação...  O Baixo São Francisco III)

Vicente e Paula, os heróis do Rock´n´Burger

Um comentário:

  1. Gostei da foto para ilustrar esse texto tão bem escrito! SERENDIPITY... gostei do termo novo (para mim), já adicionado ao meu vocabulário! Espero que desperte a curiosidade de todos e agite mais o Baixo São Francisco!Sucesso!
    Andréa

    ResponderExcluir