Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Rafael Moreira - Cambará - Los Angeles - Uma conexão inédita!!


Bom, antes de mais nada vou falar de um cara que acredito ser um dos heróis do Rock paranaense, que saiu de Cambará, interior do Paraná, veio pra capital Curitiba, tocou com sua banda até onde pôde e não contente com a cena foi direto pro GIT nos Estados Unidos e lá arquitetou uma carreira muito bem desenhada, foi em busca de seus sonhos, conheceu pessoas influentes do mainstream da música pop e do rock mundial e conquistou seu espaço.

Esse cara é um cara simples, acessível, amigo, parceiro, atencioso e um cara que já tem um belo histórico no mercado mundial; eu estou falando de Rafael Moreira, um cara de uma banda Curitibana de Metal (leia-se Nospheratu) teve passagens por projetos musicais em Curitiba, buscou aquele “algo mais”. No GIT um guitarrista entra, digamos assim, em uma escala de zero a 10, entra 5 e sai 10. Rafael, saiu daqui 11, alcançou 100 e não se cansou mais de alcançar pontos acima da média, foi e não mais voltou (digo para residir e viver de música no Brasil), construiu sua vida lá fora e hoje é um músico muito requisitado, tem sucesso nos seus projetos próprios bem como, tem uma agenda frequente de participações em grandes eventos ou dividindo palco com grandes artistas do mundo Pop/Rock (leia-se Paul Stanley (KISS), Don Felder (The Eagles), Steven Tyler (Aerosmith), Dave Navarro e Stephen Perkins (Jane's Addiction), Pink, Christina Aguilera, Stevie Wonder entre outros).

Rafael tem muita história para contar, mas aqui em poucas linhas consegui obter dele algumas informações que considero importantíssimas para quem realmente quer fazer algo sério e direcionado para profissionalização musical. De uma figura que tomava cerveja comigo em pequenas produções e shows de metal em Curitiba, dando risada de situações muito cômicas da vida, até o Mainstream do mercado Pop/Rock norte-americano, Rafael é a mesma pessoa, o que mudou foi que sua guitarra virou modo de vida e digamos assim, muito bem sucedido e profissional.

Abaixo, em 10 perguntas um pouco de seus toques para quem quiser realmente fazer música e viver dela de verdade!

1) O que te motivou a ir pra fora do Brasil?
Rafael Moreira: Fui estudar musica la fora, com o objetivo de expandir os meus horizontes.

2) Você acredita na possibilidade de vir a gravar no Brasil e por aqui ficar?
Rafael Moreira: Eu acredito nessa possibilidade, mas não voltaria a morar no Brasil somente por esse motivo.

3) Você já gravou algo em sua língua pátria para o mercado externo?
Rafael Moreira: Ainda não lancei, mas já escrevi e gravei muita coisa e pretendo lançar algo em breve.

4) Tem pretensão de vir ao Brasil com sua banda ai dos EUA?
Rafael Moreira: Vim ao Brasil e fiz shows em São Paulo em Setembro desse ano que passou (2011) e pretendo continuar a fazer isso!

5) Hoje está excursionando com algum grande artista como já fez anteriormente ou está investindo suas fichas no trabalho da sua atual banda MAGNÉTICO?
Rafael Moreira: 2011 foi um ano muito produtivo! Fiz alguns bons trabalhos como produtor, varios shows solo e com a minha banda Magnetico e comecei a gravar um disco novo!
Link: http://www.youtube.com/watch?v=aJxTFWeYh38&feature=plcp&context=C3e65338UDOEgsToPDskLKFqSIChatVXVaSm55WekJ


6) Você tem ouvido algo da música brasileira que tem despertado em você algum interesse mercadológico ou pessoal?
Rafael Moreira: Adoro música brasilera, mas no momento nada despertou o meu interesse.

7) Acredita na possibilidade de ter um bom Estudio no Brasil (parceiro ou seu mesmo) onde você selecione alguns artistas que acredita no potencial internacional deles?
Rafael Moreira: No momento não, pois estou focado na minha carreira, mas quem sabe um dia.


8) Ai nos EUA você vive uma vida tranqüila ou é preciso se esconder do assédio como fazem as grandes celebridades?

Rafael Moreira: As pessoas são acostumadas com isso, pois muitas celebridades vivem aqui em Los Angeles.

9) Que recado você deixaria para alguém daqui que sonha em realizar pelo menos um pouco do que você conquistou ai nos EUA a nível de prestígio?

Rafael Moreira: Que siga os seus sonhos.


10) Com quem você tocou aí nos EUA que gostaria de ter alongado esse trabalho e porque?
Rafael Moreira: Eu não mudaria nada, tudo que aconteceu até hoje foi perfeito! Toquei com Paul Stanley (KISS), Don Felder (The Eagles), Steven Tyler (Aerosmith), Dave Navarro e Stephen Perkins (Jane's Addiction), Pink, Christina Aguilera, Stevie Wonder e muitos outros!! E também continuo fazendo os meus trabalhos próprios. Tenho um disco solo instrumental chamado "Acid Guitar" , um disco com o meu trio de Rock Magnetico chamado "Songs About The World" e no momento estou trabalhando no meu terceiro disco.
Link:
http://www.youtube.com/watch?v=aJxTFWeYh38&feature=plcp&context=C3e65338UDOEgsToPDskLKFqSIChatVXVaSm55WekJ

Quem quiser saber mais sobre a trajetória do Rafael Moreira pode conferir no site e no perfil do facebook abaixo:
www.rafaelmoreira.com
www.facebook.com/rafaelmoreira

Obrigado Rafael Moreira por estar cedendo seu talento, cooperando com o crescimento da música Paranaense no cenário mundial!

Matéria e Entrevista por Rogério Franzini

4 comentários:

  1. Esse cara é um dos maiores guitarristas da história, extremamente qualificado e de uma versatilidade fora do comum. Quem já viu ao vivo sabe do que estou dizendo.

    ResponderExcluir
  2. Rogério parabéns pela sua iniciativa em obter informações sobre esse cara, nossa música e principalmente os ditos "músicos" daqui do Brasil precisam conhecer o trabalho dele, pois os verdadeiros músicos com certeza já o conhecem.

    ResponderExcluir
  3. O Rafa além de pessoa capacitada é um músico do qual sempre admirei. Sua técnica, seu estilo e sua lógica de trabalho sempre me inspirou, quando trabalhei em parceria com a Nospheratu disse a ele uma vez que o mercado Brasileiro não tinha preparo para estabilizar uma banda de metal e a banda que ele tocava tinha feras muito grandes na formação, Thiago Brizola no vocal, Fabricio Squizo no baixo e Edu Sallum na batera eram monstros musicais, se tivessem caminhado lado a lado com o Rafa estariam entre os artistas mais incríveis do metal no mercado mundial, porém cada ums eguiu sua trilha e o Rafa buscou seu sonho. E o legal, continua sendo o mesmo cara que eu conhecí, um sujeito alegre, que responde a todos com presteza, atenção e humildade. Monstro da música do paraná, merece nossa atenção e com sua sutileza de ir pra fora, deixou um recado muito grande pra nós, que temos que nos profissionalizar se quisermos ter uma cena valiosa, rica e recheada de monstros musicais como ele. Como disse ele saiu daqui 11 e lá se projetou pra 100 e nunca mais vai parar de se projetar, pois a mente do Rafa é isso, voar alto e mais alto sem teto pra alcançar!

    ResponderExcluir
  4. Como mãe e pianista tive e tenho inúmeras oportunidades de tocar junto.A minha sensação é indescritível! Ele sugere frases...ele completa o que eu penso musicalmente...realmente são momentos inexplicáveis.As primeiras notinhas ele aprendeu comigo e hoje eu aprendo com ele!

    ResponderExcluir