Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O BAIXO SÃO FRANCISCO (PARTE 3) – ELOI ZANETTI.
Paulo Dalla Stella


Em se falando de pessoas ilustres ligadas à cena do Baixo São Francisco e em prosseguimento a serie de artigos sobre esta região, não poderemos deixar de mencionar e ouvir o que  Eloi Zanetti, nos tem a dizer a respeito da história e do local. O “ilustre” fica por conta de suas atividades como diretor de marketing e comunicação de grandes empresas e pela atuação em jornais, rádios, TVs, estúdios de produção, filmes publicitários e documentários. Como colunista, Eloi Zanetti tem artigos em marketing, comunicação e comportamento publicados em diversos jornais e revistas Brasil afora e ao longo dos anos virou referência nestas áreas. O currículo de Eloi sozinho daria para encher esta página, mas nos deteremos hoje no fato de além de ser apaixonado por Curitiba e escrito livros exaltando a cidade, é residente do bairro. Mora próximo à região onde o agito cultural do “Baixo Chico” começa a tomar forma.
(PD) Eloi, por favor, fale-nos sobre a história do Baixo São Francisco, como tudo começou?
(EZ) Se bem me lembre, começou na primeira administração Jaime Lerner que com a Franchete Rischibieter delimitaram a região como setor histórico. Na época já diziam que aqui deveriam acontecer os eventos culturais, abrigar bares, bistrôs e restaurantes. “Como tudo em Curitiba demora um pouco pra pegar, só agora, depois de 40 anos a coisa começou a funcionar.”
(PD) Certos donos de bares da região tem apontado a segurança na área como um dos principais fatores de melhoria desejáveis. Quais seriam suas sugestões?
(EZ) Diria que o problema das drogas é, talvez o mais sério.  A região não pode virar uma “cracolândia” com viciados jogados pelas esquinas. A gente vê - mesmo a luz do dia - viciados nas calçadas em pleno uso do crack. Isso vai afugentar as pessoas interessadas nos bares e no comercio. Toda a comunidade sofrerá com isso.
Outra questão que gostaria de levantar é o da sujeira deixada nas ruas, copos de plásticos e latas de cerveja, principalmente, espalhadas nas manhãs de sábado e domingo.  Não podemos deixar que esta área vire uma “bagunça”. Muitos clientes destes bares, que ficam na rua, do lado de fora tomando suas cervejas acabam por deixar dejetos no chão, que ao final da noite se torna desagradável para os residentes do local e macula o nome de Curitiba, como uma cidade limpa. E olha, que quem faz isso, é a moçada das classes média-alta. Aposto que não fariam isso nas suas casas. Já que é difícil educar em curto prazo os “vândalos da madrugada” a Prefeitura e os próprios donos de bares deveriam fazer algo no sentido de deixar as ruas mais limpas ao final das noitadas. Durante um certo tempo, mas acho que já abandonaram a prática, gerentes e funcionários da cadeia McDonald´s eram obrigados a tirar todo e qualquer residual de lixo relativos às marcas espalhados a tantos metros das suas unidades.
(PD) Você que viu tudo começar como vê agora futuro para da região?
(EZ) Certamente que com as devidas medidas de segurança aplicadas apoio e investimento de empresas e maior união entre os comerciantes locais. Um bom exemplo é o fenômeno chamado COMIDA DI BUTECO realizado em Belo Horizonte, onde por meio de parcerias entre donos de bares, houve melhorias substanciais na área. A melhoria se processou desde o estado dos banheiros, hoje em BH uma moça pode entrar num banheiro de bar sem levar sustos, até a melhoria da qualidade dos petiscos. Ainda nesta linha, dados nacionais sobre a chamada indústria criativa coloca nosso estado e Curitiba em lugar nada confortável,  apesar da excelente qualidade de artistas locais. Formamos muitos bons músicos, mas poucos compositores, bons atores, mas poucos autores, boas editoras e gráficas e poucos autores.
Bem, pena, que como isso se trata de um blog, não vai dar para prolongarmos muito. Caso Contrário, seria um grande prazer continuarmos nesta entrevista por mais tempo. O Sr. Eloi Zanetti, marqueteiro talentoso e experiente que é, com certeza nos daria uma aula de como fazer com que o baixo São Francisco aproveite melhor seus recursos para crescer ainda mais e promover entretenimento cultural de qualidade para a sua, para a nossa Curitiba.
 Para mais informações sobre o trabalho do Sr. Zanetti, por favor, acessem o blog: http://eloizanetti.com.br/blog/
Luz, e continuamos na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário